
Texto: Salmo 23: 3 “Restaura a minha alma; guia-se nas veredas da justiça por amor do seu nome”.
Introdução:
O Salmo 23 de Davi descreve a restauração de nossa alma, por vezes devido a decisões erradas, ou precipitadas que nos colocam em uma bela encruzilhada. Consideremos;
1. O grande perigo de cair de costas.
No verso 3 (três) diz “Restaura a minha alma” tem o sentido de: leva-me de volta ao lugar onde devo estar. Quando Davi suplica a restauração é porque algo não esta muito bem. Sabendo-se que Davi foi pastor de ovelhas, creio que ele fez referência a uma situação crítica passada por ela.
a) Quando a ovelha cai de costas – suas forças diminuem por ela estar pesada, devido a sua lã, ou gorda demais. Seu estado agrava-se por alguns fatores como: diminuição do fluxo sanguíneo em suas patas, formação de gases no estômago e por diminuir sua respiração. Nesse momento a ovelha esta correndo sério perigo de vida.
b) Passos para a restauração da ovelha.
- O pastor massageia vigorosamente suas pernas para o restabelecimento da circulação sanguínea.
- Vagarosamente coloca-a com as patas voltadas para baixo.
- Ele também massageia calmamente o estômago para dissipar-lhe os gases.
- Promove o restabelecimento da sua respiração.
- Fala com ela, em voz terna e baixa, para acalmá-la e dissipar-lhe o medo.
- Segura-a firmemente até que suas pernas recobrem suas forças.
- Coloca-a no chão.
- Conduz ao aprisco.
c) Aplicação: A nossa restauração.
O cair é do homem e por vezes suas origens estão em várias situações como: problemas de origem físicos, emocionais, espirituais, financeiros, entre outras. Sentimos-nos abatidos e por vezes não conseguimos nos levantar, parece que tudo conspira contra nós, nesse momento reúna suas últimas forças e clame como Davi “Restaura a minha alma”.
Na vida podemos fazer escolhas erradas, que nos levam a uma situação constrangedora, pois nossa hora de agonia em que nossas pernas estão para cima, grite “por que esta abatida minha alma? Espera em Deus”. Quando tudo parece perdido, estiver abatido, triste, com dor, lembre-se do Pai que diz “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (II Co. 12:9).
A confissão verbalizada também é um passo para a restauração: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9).
2. O perigo da ovelha se perder.
a) A ovelha é um animal que enxerga o que esta a sua frente.
A única coisa que ela enxerga á o capim que esta a sua frente, a seguir, a ovelha se perde do rebanho, pois seu único objetivo é saciar a sua fome.
b) Toda ovelha não sabe voltar para o rebanho.
Por isso o pastor deve contar as suas ovelhas ao final do dia, pois invariavelmente alguma pode ter se extraviado.
c) Passos para a restauração da ovelha.
- Diariamente ao final da tarde, a obrigação de contá-las.
- Chamá-la pelo seu nome uma a uma.
Conclusão:
Cair de costas e ficar perdida são perigos reais que uma ovelha pode passar em sua vida. No entanto, quantas vidas estão perdidas, sem Deus, sem salvação e sem nenhuma perspectiva de vida? Você pode ser esse pastor que tem grandes habilidades para restaurar essas ovelhas.
Minha oração é que Deus, o Todo-Poderoso te guarde em todos os seus caminhos e possas crer no poder de restauração que há no nome de Jesus, o Cristo.