quarta-feira, 30 de maio de 2007

As primícias - Parte I

Introdução

A palavra primícias, do grego “PRÓTON”, conforme concordância de Strong afirma “primeiro em tempo ou lugar, em qualquer sucessão de coisas ou pessoas. Primeiro em posição influência, honra chefe, principal”.

Observemos que biblicamente todo primogênito, ou até mesmo conquistas são dedicadas a Deus:

“Porem toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro são consagrados ao Senhor, irão ao tesouro do Senhor” (Josué 6: 19).

Jericó fora consagrada ao Senhor (e para sua destruição), e se tornou a primícia da conquista de Israel, porém outras cidades não foram tratadas como ela.

1. O significado do termo primícias.

Primícias - é o princípio que Deus utiliza para exigir dos seus filhos os primeiros frutos, animais, salários, entre outros. Como Pai, ele dá muita importância a essa atitude de entregar-lhe a primeira parte de algo. Observe se porventura não é esse princípio que é expresso em sua palavra?

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda, e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Pv. 3: 9-10).

2. As primícias demonstram amor a Deus.

Deus não necessita de ofertas, pois ele é o dono de todo o ouro e de toda a prata (Ag. 2:8), mas para provar nosso coração se realmente estamos desprendidos de coisas materiais. Na verdade nós é que necessitamos expressar visivelmente nosso apego, nosso amor a Deus. É um ato de amor.

3. Satanás quer roubar esta posição.

Nosso adversário, Satanás, busca por diversos meios, roubar a adoração que deve ser prestada a Deus, usurpando a posição divina.

4. Homens que ofereceram as primícias.

Há vários homens e mulheres que se posicionaram e ofereceram a Deus suas primícias em várias circunstâncias, mesmo com grave risco de vida.

- Abraão chegou a (quase) entregar em holocausto Isaque a Deus, para honrá-lo (Gn. 22).

- Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se curvaram diante de uma estátua para não desonrarem a Deus tirando-lhe a primazia, mesmo sendo condenados à fornalha (Dn. 3).

- Daniel manteve suas três orações diárias a Deus, honrando-o apesar de ser lançado na cova com os Leões (Dn. 6).

- Os apóstolos escolheram servir e obedecer a Deus do que aos homens (At. 4).

5. Jesus ensina as primícias.

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6: 33).

Jesus nos ensina que ao darmos o primeiro lugar a Deus conseqüentemente iremos ser abençoados no restante de nossas coisas.

6. Paulo ensina as primícias.

O apostolo Paulo igualmente ensina usando uma figura muito interessante observe;

“Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são” (Rm. 11: 16).

Ele quer dizer que se na primeira colheita a ofertarmos para Deus, o restante será evidentemente santificado e com isso prosperará “se a raiz é santa”, ou seja, se dela (raiz) provem todos os nutrientes é claro que o tronco, ramos, folhas e frutos serão fortalecidos, observe “também os ramos o são”, não é maravilhoso?

(continua na parte II – Primícias)