
7. As primícias de Caim e Abel.
Deus atentou para a oferta de Abel em detrimento da oferta de Caim, por quê? Pois, Abel trouxe das suas primícias, enquanto que Caim trouxe uma oferta no final dos tempos, uma oferta ao Senhor observe;
“E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou” (Gn. 4: 3-5). (meu grifo)
Note que “ao cabo de dias”, ou seja, no final da colheita, Caim veio diante do Senhor trazer-lhe sua oferta, infelizmente, não lhe trazendo os primeiros frutos da terra. Saiba de uma coisa betelita, o grande perigo de nossas ofertas é deixá-las para o final de uns tempos, desonrando acintosamente a Deus.
8. Reter as primícias de Deus traz maldição.
Jericó era uma cidade consagrada a Deus, e, não somente ela, mas todos os objetos ali existentes (Js. 6: 18). No entanto, Acã jamais poderia ter retido aquilo que era consagrado (as primícias) ao Senhor. Os objetos eram uma capa babilônica, duzentos ciclos de prata, uma cunha de ouro e por causa disso a ira de Deus se acendeu contra os filhos de Israel (Js. 7: 1). A conseqüência da retirada daquilo que pertencia ao Senhor foi a derrota diante da cidade de Ai. Quando se rouba a Deus nos primeiros frutos, perde-se a sua benção no restante.
9. As primícias a Deus de nosso tempo.
Este princípio pode ser aplicado a todas as coisas, dentre elas o tempo que podemos passar no período da manhã, em oração, na devocional diante do Senhor. Agindo assim, todo o restante de nosso tempo será igualmente abençoado por ele.
10. As primícias a Deus de nossos dízimos.
Quando devolvemos ao Senhor o dízimo do salário ou de nossa renda, conseqüentemente o restante irá ser abençoado por ele (Ml. 3).
Conclusão.
Se compreendermos o verdadeiro significado que as primícias têm para Deus e a praticarmos voluntariamente, certamente as nossas vidas serão muito abençoadas. Quando honramos a Deus com as nossas rendas, ele honrara o restante.
Porem se pensarmos em nós mesmos e não nos preocuparmos com as coisas de Deus, certamente nossa oferta assemelhar-se-á à de Caim que foi reprovada pelo Senhor.
Caro betelita, pense em Deus, faça as coisas para Deus, seja efetivamente uma Casa para Deus (Betel), uma suntuosa capela real.