
Texto: Gn. 37 – A HISTÓRIA DE JOSÉ.
Introdução:
Há algumas particularidades sobre José, observe que seus sonhos acontecem em sua casa, em meio aos seus familiares, a sua parentela.
Por vezes achamos que a nossa casa é um pedacinho do céu, não é mesmo? Porém observe atentamente as conseqüências.
I – OS SONHOS PODEM NÃO DAR IBOPE.
Quando um homem de Deus sonha, apesar de sua sinceridade, ele atrai para si ódio, ameaças, perseguição dos próprios irmãos (a família de Deus). Não é exatamente isso que acontece quando você começa a explicar a estratégia dos pequenos grupos "B52", não é mesmo?
II – SONHOS DESENCADEIAM UMA GUERRA ESPIRITUAL.
Uma verdadeira batalha espiritual é travada, com o objetivo estratégico de matar o sonho provindo de Deus. Espiritualmente os exércitos maléficos destacam legiões infernais, habilitam seus melhores "generais", quer sejam: principados, potestades, dominadores, e/ou fortalezas para aniquilarem os sonhos que provem de Deus. O adversário, enfurecidamente, barra-os e a seguir desencadeia-se uma guerra, havendo ataques e contra-ataques, os conflitos podem durar anos sem tréguas, observe que no caso de José no Egito, teve duração de 20 (vinte) anos, aproximadamente.
III – OS SONHOS LEVAM PARA LONGE DE CASA.
José apanhou, foi lançado numa cova, logo depois de vendido pelos irmãos a uns mercadores como escravo e tido como morto. Já em casa de Potifar como escravo, apesar do trabalho árduo, gozava de certo conforto. Betelita cuidado fique "esperto", vigia e ora, em todo o tempo, pois o adversário (Satanás) sempre quer colocar diante de ti um (a) enviado (a) de Satanás para aniquilar-te. José, apesar de inocente, foi preso e acusado injustamente.
Porém, Deus nunca o desamparou. Nos momentos mais difíceis e sombrios de tua vida, creia que os olhos do Pai te acompanham, Jesus está assentado à destra no trono, nas maiores alturas, intercedendo por você.
IV – OS SONHOS LEVAM À PRISÃO.
José foi levado à prisão, um lugar extremamente fétido, em meio a gente estranha, de língua estranha que não observam as leis de Deus (ops... outra Gadara).
Satanás, porem não sabe que mesmo que ele coloque algemas nas tuas mãos, ferrolhos nos pés, entretanto não podem impedir-te! pois seu coração e a sua alma estão ligados para sempre junto ao trono do Pai. Livre como um pássaro, tua alma e espírito podem entoar lindas melodias ao grande "YHWH".
Quanto mais humilhação, mais a presença do Pai, quanto mais desprezo cada vez mais a unção é derramada, quanto mais pressão, mais revelações são multiplicadas e o nome de Deus glorificado.
V – OS SONHOS LEVAM À PRESENÇA DAS AUTORIDADES.
Até que .... o próprio inimigo (Faraó) te mande chamar à sua presença. Note que os papéis se invertem, o grande rei agora esta confuso e o homem prisioneiro, sonhador foi confortá-lo e direcioná-lo.
Logo após, algo acontece próprio Faraó, entrega o seu anel (autoridade), suas vestes reais, sua posição, uma esposa, enfim tudo o que havia sido tirado, foi restituído (com juros e correção monetária).
CONCLUSÃO:
A realização dos sonhos ocorre no "KAIRÓS" (grego "tempo de Deus") e não no "CRONOS" (grego "tempo do homem").
Os sonhos podem realizar-se imediatamente, em algumas décadas, ou mesmo após várias gerações.
Geograficamente pode acontecer numa terra muito distante (Egito), em outro ambiente (na fortaleza de Faraó), e muito longe da terra da promessa (Canaã).
No entanto, quando os sonhos originam-se em Deus, estes acontecerão.
Caro líder betelita é somente crer, ter convicção daquilo que o Pai lhe revelou que é gerar almas para o Reino de Deus.
Note que todo sonho, ocorre em três etapas;
- No primeiro momento traz consigo estranheza, incompreensão e até ira;
- Depois, um vislumbre de algo novo e alguma esperança;
- Finalmente, promovem mudanças radicais, alegria e a plena certeza de estar fazendo a plena vontade do Pai.