
Introdução:
Todo líder necessita amar profundamente os liderados, a habilidade de expressar, de comunicar esta verdade tão preciosa é imprescindível, não havendo exceções.
No entanto, somente o amor não basta, é preciso acrescentar outras qualidades ao líder a fim de poder desempenhar sua obra a contento.
Vejamos, há 5 (cinco) tipos ou níveis de líderes, como segue;
1. Líder médio:
Dirige o seu pequeno grupo.
2. Líder bom:
Dirige o seu pequeno grupo;
Explica como o pequeno grupo deve proceder.
3. Líder excelente:
Dirige o seu pequeno grupo;
Explica como o pequeno grupo deve proceder;
Mostra com o seu próprio exemplo o caminho correto de ação.
4. Líder extraordinário;
Dirige o seu pequeno grupo;
Explica como o pequeno grupo deve proceder;
Mostra com o seu próprio exemplo o caminho correto de ação;
Inspira o seu pequeno grupo.
5. Líder segundo o coração de YHWH;
Dirige o seu pequeno grupo;
Explica como o pequeno grupo deve proceder;
Mostra com o seu próprio exemplo o caminho correto de ação
Inspira o seu pequeno grupo;
Continua a motivar o seu pequeno grupo até que haja perseverança nas ações corretas resultando em transformação de vida.
Devemos avaliar nossa liderança segundo os resultados obtidos na vida dos liderados, seu crescimento na santidade, na graça, no envolvimento, na plena intimidade com o Pai. Há inclusive uma frase que diz
"Muitos técnicos sabem fazer boas jogadas em campo, mas há técnicos que sabem tocar e motivar os seus jogadores".
Amado betelita, não é somente capacitar os discípulos do Senhor Jesus na palavra de Deus, é torná-los praticantes da palavra, vivenciando-a diariamente, fazendo com que esta capacitação e envolvimento com o mestre seja transpirados por seus poros, enfim Jesus vivendo através dele.
1. AS PALAVRAS PROFERIDAS PELOS DISCÍPULOS
Querido a seguir há algumas palavras que poderão estar sendo ditas pelos seus liderados. Dependendo das que são proferidas podemos avaliar se somos um bom líder, motivador, ou não, vejamos;
- Frase 1 - "você é muito amoroso";
É sinal que seu liderado esta externando que você é amoroso e que por causa disso ele se sente amado, isso é um elogio, parabéns!
Caso você não tenha recebido esta palavra, cabe então uma pergunta objetiva, você tem se empenhado em amar seu liderado? Que esforços você tem realizado para que ele profira essa palavra? Ou o pior , talvez você não o tem amado, ou ainda, você tem sido um fardo para ele?
- Frase 2 - "eu quero trabalhar lado a lado com você" ou "eu faço qualquer coisa para ficar contigo"
E aí ... betelita, temos (eu me incluo) ouvido alguma dessas frases ultimamente? Porque se não ouvimos é sinal que algo não esta bem, nossa liderança tem sido sofrível. Quando as pessoas gostam de alguma forma expressam seus sentimentos de aceitação ou rejeição.
Em todas as nossas atitudes, devemos ser francos, encarar os problemas. Os nossos liderados têm sentido segurança ao estar ao nosso lado? Eles têm sentido que são especiais para Deus e sendo tratados como pessoas especiais?
Qual o caminho para as pedras? Como posso me tornar um líder de verdade? Esta resposta somente pode ser respondida pela maior líder de todos os tempos, Jesus Cristo de Nazaré, vejam alguns de seus segredos;
- SENTIA MISERICÓRDIA PELAS VIDAS
Observe o seu convite aos desesperados, aos problemáticos e a todos que sofrem:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt. 11:28)
Querido, as vidas que estão ao nosso redor, têm que encontrar em nós um porto seguro, um farol que os oriente naqueles momentos de águas revoltas, numa grande tempestade.
Para isso nós temos que ter ao Senhor Jesus absolutamente entranhado dentro de nós, a fim de podermos ajudar ao desamparado, ter empatia por eles, sentir o que elas sentem. Olha para isso acontecer o segredo é que sem Jesus em nós, é quase impossível, pois ele que dá alivio às vidas, pois ele é a própria vida eterna.
Já observou o que ele diz? seu convite é tremendo "vinde a mim..... eu vos aliviarei", somente um Deus infinitamente amoroso pode fazer uma declaração tão sobrenatural.
Devemos estar cônscios que estamos pastoreando o rebanho de Deus e não fazermos por imposição, mas voluntariamente, com o amor "ágape" (o amor de Deus).
Entretanto, cabe aqui uma questão primordial, amado betelita, sua liderança tem sido um grande fardo? As reuniões dos pequenos grupos um peso? Então, algo está errado em sua vida, ou ainda, sua liderança tem sido evidenciada somente pelo "seu cajado? ". Não seja religioso, não viva de aparências, viva intensamente o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, faça tudo por que amas verdadeiramente.
A vida com Jesus nos pequenos grupos, deve transpirar a suavidade da presença (Shekinah), a comunhão dos santos, os entranháveis da misericórdia, o perfume exaltado do amor ágape, o aconchego e a evidência da alegria.
2. EVIDENCIAVA UMA VIDA DE FÉ
É muito interessante observarmos o que Jesus dizia: "a tua fé te salvou", "grande é a tua fé", entre outras. Jesus sempre motivava as vidas das pessoas que estavam ao seu redor a crerem que receberiam as bênçãos, seja a cura, o milagre, a libertação, pois Jesus demonstrava fé, ele vivia por fé, que maravilha! ele permitia que a fé fluísse por meio dele em todas as ocasiões.
Em suma, todos que estavam ladeados a Jesus, acreditavam que por fim receberiam seu pedido. Jesus transpirava pelos poros incessantemente fé, procure atentar para esta declaração, que é absolutamente enfática "eu vos aliviarei ".
Seja um líder que vive por fé, evidencie uma vida de fé, creia no milagre, nas maravilhas do nosso Deus, pois Jesus Cristo é quem opera todas as coisas. Creia no sucesso, vamos todos nos unir e bater ao comando de Jesus, vigorosamente contra as portas do inferno e ela vai e vai mesmo, despedaçar! Esta é a promessa dada por Jesus elas não resistirão ao poder da sua Igreja, aleluia!.
Alguns chegam a me dizer "aquela pessoa não vai dar em nada!" ou ainda, "Você está perdendo o seu tempo!", no entanto eu digo "vai dar", sabe por que eu afirmo tal coisa? Pois eu creio no poder que há no evangelho do Senhor Jesus Cristo, que ele trará cura, libertação, restauração, a Bíblia diz "ele não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega", ora se ele não apaga algo que esta fumegando, é sinal que nunca, jamais desistirá de uma pessoa. Observe o exemplo, até com Judas Iscariotes Jesus chamou-o de "amigo" no último instante da traição, pois ainda queria recuperá-lo? Ora se sou discípulo de Jesus, tenho que fazer o mesmo.
Querido, não desista de ninguém, não descarte ninguém, você não sabe se a semente que foi lançada naquele coração germinará e por fim produzirá! Tenha paciência, não desista, creia por fé que aquela pessoa um dia vai produzir algo que vale a pena. Note que Jesus não desistiu de Pedro, que o negou, não desistiu dos apóstolos que fugiram na hora da crucificação, dos dois que partiam pelo caminho de Emaús, das mulheres, e pasmem... Não desistiu de mim que era desprezível aos seus olhos, um inimigo declarado dele e ainda mais, ele não desistiu de você, não é verdade?.
3. TRANSMITIA PALAVRAS DE FÉ
Jesus transmitia palavras de conforto, consolo e de ânimo. Que palavras de fé você tem transmitido aos seus liderados? Talvez suas palavras, ultimamente, tem sido essas "não vai dar certo", "aquele não tem jeito", "isso nunca acontecerá". Saiba de uma coisa, por vezes nós mesmos é que liberamos palavras de maldição para os discípulos do Senhor Jesus.
Viva uma vida que transmita o poder do altíssimo, que de sua boca destile "azeite" da unção, "fogo" dos céus, seja um "martelo" de Deus, na mesma unção do profeta João, o batizador, e verifique se não virá a unção e o avivamento sobre todos. Certa feita um pregador descreveu o avivamento dessa forma, incendeie o pastor (líder) e todos os demais serão incendiados pelo fogo do avivamento.
As transmissões de palavras de fé motivam os discípulos, por quantas vezes você já ouviu nas Experiências com Deus (encontro), as seguintes palavras das pessoas "não vai acontecer nada comigo" e faltando meia hora para encerrar, na oração final ser derramada uma unção tão poderosa que as pessoas queriam atravessar até as paredes? Quantos batismos com o Espírito Santo? Quantos milagres? Quantas vidas transformadas? Quantos dons concedidos pelo Pai?
Então, amado betelita, haja por fé, creia, pois o sobrenatural de Deus - que para Ele é o natural - irá acontecer e o grande nome de "YHWH", mais uma vez, será exaltado. Esteja envolvido numa gloriosa atmosfera de fé, assim como o sacerdote que lançava o incenso no fogo do altar dentro do Lugar Santo e todo ele ficava repleto de fumaça, de um perfume exaltado, assim também sua vida deve estar plena de fé.
4. JESUS FALAVA A VERDADE
Observe como Jesus era absolutamente transparente com os apóstolos, em sua oração sacerdotal;
"Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti: Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste." (João 17: 7,8).
Observe sobre 3 aspectos esse fato, como segue;
- Humildade - Jesus não esconde que todas coisas, inclusive suas palavras, suas ações, seus milagres, enfim todas as coisas vinham do Pai, ou seja ele não escondeu nada perante seus liderados (os apóstolos). Note que ele não passa a eles que é o "banbanbã", ou a "Barbie" ele se posiciona como submisso ao Pai em todas as situações, sempre em obediência, ou seja, dá a entender que ele foi igual os discípulos, não sendo absolutamente superior, por vezes ele declara objetivamente que ele foi enviado para servi-los. É interessante observar que Jesus presta honras ao Pai em tudo.
- Sujeito a pecar - Algo que me chama muita atenção que em Mateus 4 e em Lucas 4 – Jesus cheio do Espírito foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo, ora se foi escrito isto, é porque o próprio Jesus relatou isso aos discípulos, portanto ele não esconde suas lutas, tentações, ele não esconde nada de seus liderados. Portanto é mais uma lição que ele nos dá de sermos transparentes quanto às nossas tentações, nossas lutas, falhas. Por vezes alguns vêm me dizer "Você não pode falar isso ou aquilo", porém se o meu Senhor, o meu Mestre agiu dessa forma, devo agir e andar como ele andou. Não somos super alguma coisa, pois somente há um que esta acima de todo nome e ao nome dele se dobre todo o joelho, o único!
- Transparente - Jesus sempre relata que dependia do Pai para tudo, assim também nós devemos demonstrar que dependemos de Deus Pai para vencer, para isso deve viver demonstrando que isso é realidade em nossas vidas. Uma coisa que temos feito é abrir a nossa vida, nossa casa para os liderados, chegando a convidá-los a nos investigar, pois não temos nada a esconder, nossa vida esta nua e patente diante de todos, E quanto a você, querido betelita, sua vida tem sido um livro que pode ser aberto diante de todos, ou não?
5. JESUS FALAVA PALAVRAS DE INCENTIVO
Jesus pronuncia uma palavra poderosa, de incentivo, de ânimo aos seus discípulos, que voltaram super alegres, após terem realizado uma obra de evangelismo, libertação, de curas pelas cidades que ele haveria de passar, observe;
"Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos farão dano algum" (Lucas 10: 19).
É bom quando recebemos um elogio, isso nos dá um ânimo muito grande, não é assim mesmo? Jesus anima-os e ainda lhes dá do seu poder para fazer maiores coisas, ou seja, ele dá "exousia" que é a autoridade sobre todo o poder do diabo.
Quantos irmãos que no início nem falavam e agora testemunham do poder do nosso Deus, eles só precisaram de uma palavra de incentivo, para desempenharem seus ministérios, seus dons. Porque acreditaram no grande líder que esta sobre a minha cabeça e sobre suas cabeças, o grande "EU SOU".
6. JESUS CELEBRAVA A VITÓRIA DOS SEUS
A toda a vitória dos discípulos do Senhor Jesus Cristo, ele celebrava com alegria. No que eles têm obtido vitória, nos milagres, nos dons derramados, nas libertações, etc. Faça uma festança, não foi isso exatamente que Jesus fez, notemos;
"Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas, assim é, ó Pai, porque assim te aprouve" (Lucas 10: 21).
Chame-os para um café, bolachas, talvez um bolo, mas não deixe de celebrar a alegria da salvação, dos discípulos estarem fazendo a vontade do Pai celeste, a agenda de Jesus Cristo.
CONCLUSÃO:
Você tem sido um líder segundo o coração de Deus?
Que vidas apresentaremos diante do Pai, discípulos de verdade, à semelhança do Senhor Jesus Cristo, ou uma caricatura?
Jesus o nosso mestre por excelência não se acomodou, para abalar todo o mundo ele cuidou de uns poucos homens, pescadores em sua maioria, que após muito bem treinados, abalaram as nações da Terra, com sua palavra, suas admoestações, mas principalmente com demonstrações de poder do altíssimo.
Para isso é imperioso vivermos a vida de Jesus, permitir que ele faça por meio de nós, templos santos (Betel).
Sabemos de uma coisa o que o Pai quer são almas rendidas aos pés do Senhor Jesus.
Pois a sentença já foi declarada pela eternidade;
"Se alguém não foi achado escrito no livro da vida, será lançado no fogo eterno..."(Ap.20.15)
Que você possa manifestar a glória de Deus – como verdadeiro líder do senhor Jesus.