
Texto: Gn. 15: 1-11
Introdução:
Três pontos que me chamam a atenção nesse texto:
1. YHWH faz grandes promessas a Abrão (Gn. 15:1-7) :
· Uma terra e um filho (descendência).
2.YHWH exige que Abrão oferecesse um sacrifício (Gn 15:8-11):
· Uma novilha, uma cabra, um carneiro (todos de 3 anos), uma rola e um pombinho.
3. YHWH "permite" que as aves de rapina descesse sobre o sacrifício:
· Abrão porém as enxotava (Gn. 15:11), para que não devorassem o sacrifício.
I ) ABRAÃO ERA UM HOMEM OBEDIENTE
A palavra de Deus mostra que Abraão era obediente, porque Deus ordenou que ele lhe preparasse um sacrifício e ele assim o fez. Da mesma forma você líder de Deus deve ter um caráter de obediência à voz de nosso mestre Jesus Cristo. Viva verdadeiramente o que ele ensinou, pois você é um discípulo do Senhor Jesus.
II) ABRAÃO ERA UM HOMEM DE FÉ
A Palavra de Deus mostra que Abraão era um homem cheio de fé, porque ele deu um passo de fé ao preparar o sacrifício, imola-lo e aguarda-lo das aves. Aguardou pacientemente a resposta e a confirmação da aliança que Deus havia estabelecido com ele.
Muitos demonstram não ter fé porque logo esmorecem e não acreditam nas promessas de Deus. Ao invés disso, sua atitude deveria ser - "ora se Deus disse que iria realizar um milagre, devo crer que o milagre irá acontecer!". Afinal de contas, ele tem ‘cacife’ para prometer e cumprir - Ele é Deus! O grande EU SOU.
III) ABRAÃO ERA UM HOMEM VALENTE
A Palavra de Deus demonstra a coragem de Abraão, porque ele obstinadamente enxotava as aves de rapina que "partiam para cima" do sacrifício.
Da mesma forma Deus te chama, líder betelita para agir com valentia, com atitudes firmes, resolutas, diante dos obstáculos que se colocam à sua frente.
Demonstrar covardia nesses momentos é sinal de pertencer ao grupo dos espias de Canaã que além de mentirem em seus relatórios, enxergar com lupas de aumento os problemas, demonstrando cabalmente que são verdadeiros desistentes.
IV) ABRAÃO E AS AVES DE RAPINA
Abraão era homem de verdade ("cabra macho"), pois quando as aves de rapina tentavam roubar a aliança com Deus, ele imediatamente as enxotava. As aves de rapina são as dúvidas, os maus pensamentos, enfim tudo aquilo que interrompe meu relacionamento de intimidade com Deus. Abraão não permitiu que nada interrompesse o mover de Deus sobre a sua vida, ele não queria ficar fora da nuvem (da direção de Deus).
CONCLUSÃO
Abraão tomou uma postura com as aves de rapina (dúvidas), elas foram enxotadas de seu sacrifício, afim de não roubarem sua convicção, sua aliança com o Eterno.
Quanto aos "observadores" – eles nunca conseguem praticar a palavra de Deus, sequer abrir um pequeno grupo "B52", além disso, sempre estão com dúvidas e por isso demonstram covardia, permitindo que se crie um ciclo vicioso (a dúvida alimentando a covardia e a covardia a dúvida, sucessivamente).
Quando você acrescentar fé em seu coração, enxotar as aves de rapina, suas atitudes mudarão e isso fará uma grande diferença.
Persista em ir para frente, continue a ouvir a voz de Deus e não deixe desvanecer as promessas do altíssimo, não permita que as sementes da dúvida brotem em seu coração, arranque-as pela raiz!
Tenha fé, pois o impossível acontecerá! ... Tenha atitudes de um verdadeiro líder vencedor, pois Abraão foi mais do que vencedor, aleluia!
Não é à toa que seu nome entrou para a história, no rol dos homens e mulheres de fé (Hb. 11).