quinta-feira, 9 de abril de 2009

A PROMESSA QUE NÃO VEM.




















Introdução:
Esta ministração tem o objetivo de responder uma pergunta que não quer calar: “porque a minha promessa não chega?”
A questão que será abordada trará entendimento aos discípulos do Senhor Jesus com respeito à promessa dada por YHWH e a conquista da mesma. Será esclarecido que o Senhor concede a promessa mediante um processo de crescimento até que o discípulo conquiste/ alcance o que fora prometido.
Em suma, há um nível intermediário que chamarei de processo de crescimento a um nível espiritual mais elevado para que a promessa se realize, observe atentamente.

1- PROMESSA X CONQUISTA
Primeiramente, é absurdo imaginar que YHWH brinque conosco, que nos prometa algo e ao mesmo tempo nos impeça de receber uma determinada benção, simplesmente para ficarmos frustrados.
A verdade nua e crua é que se não recebemos uma promessa é motivada por nossa real incapacidade pessoal/ espiritual em alcançá-la.
É simples assim, YHWH quer nos entregar uma benção, entretanto há uma exigência em crescer na humildade, na mansidão e/ ou no domínio próprio, enquanto não houver verdadeiramente este crescimento aquela benção não se realizará.

2 – BUSCANDO A EXCELÊNCIA.
A atitude perseverante, insistente de ir para frente e para o alto, atingindo novos patamares ou níveis espirituais irá nos capacitar para alcançar as promessas que foram anunciadas.
Há um fator complicador, pois quanto maior a promessa, maior o nível que será exigido, pois a obtenção da promessa será diretamente proporcional ao nível que percorri no crescimento espiritual.
Você já observou o nascimento de Jesus Cristo? Note que desde pequeno “ele crescia na graça, no conhecimento e na sujeição aos pais”. Da mesma forma devemos crescer continuamente em todos os níveis diante do Pai.
Não esqueça que há um princípio básico nas Escrituras, toda vez que dispusermos a crescer um degrau na santidade, devemos descer pelo menos dez degraus na humildade.

3 – KAIRÓS X CRONOS.
“Porque a benção esta demorando?” - Betelita, devo lembrar que YHWH não esta sujeito ao tempo “cronos” (grego: que esta ligado a tempo, cronômetro), o nosso tempo está marcado pelas estações climáticas denominadas de primavera, verão, outono e inverno, mas YHWH domina o “cronos”, pois foram criadas por Ele.
Pense comigo, se YHWH vive na atemporalidade (kairós), ou na eternidade, ele vive num eterno agora, num eterno JÁ, ele somente aguarda nossa atitude de filhos em santidade.
Entretanto, cada um de nós foi trazido à existência sob o domínio do “cronos” e por isso as promessas parecem que estão demorando uma “eternidade” e por vezes pecamos por achar que a promessa foi falsa.

4 – OS VALENTES DE YHWH.
Sabemos que nada é automático na vida espiritual, toda conquista demora um tempo. Você já observou todos grandes homens descritos nas Escrituras? Todos eles, sem exceção, receberam lindas promessas, na seqüência passaram por um processo de tratamento dramático, por anos a fio, entretanto ao final produziu/ gerou crescimento espiritual, conseqüentemente alcançaram maiores níveis de santidade, e somente depois de terem passado pelo processo e aprovados, “uau...” receberam a promessa de YHWH. Vejamos alguns exemplos;

a) José – desde os sonhos com os feixes que se curvavam diante do seu feixe, houve um período de grandes adversidades, perseguições, aparentes injustiças, até que plenamente moldado na “fornalha” hiper quente, pudesse ver o seu sonho concretizado. Talvez ele não imaginasse passar por tamanha humilhação e degradação e depois receber a benção da liderança e ser exaltado em todo o Egito, bem como proteger na época de fome a sua família.

b) Moisés – o processo de Moisés foi mais traumático, pois 40 anos ele esteve no palácio de Faraó aprendendo todo o conhecimento nas artes, ciência, engenharia, etc. sendo exaltado! Depois 40 anos desaprendendo todo aquele conhecimento adquirido, até quebrar sua arrogância e todos os seus paradigmas por meio da humilhação no deserto de Mídia e somente depois de aprovado no processo passou 40 anos vivendo o sobrenatural, autoridade e unção sem medida, chegando a receber as leis e os mandamentos diretamente das mãos de YHWH.

c) Davi – O homem segundo o coração de YHWH, que desde a meninice viveu na humilhação tocando gado num pasto, a seguir foi ungido pelo profeta Samuel como Rei sobre todo o Israel, entretanto continuou lutando incansavelmente contra feras, inimigos sanguinários como Golias, foi perseguido pelo Rei Saul e seus exércitos. Apesar disso, dia a dia crescia, em meio à oposição, na adoração ardente, até que alcançou tamanho nível de intimidade com o Senhor, que recebeu a benção que em sua descendência nasceria o Messias, o Salvador de toda a humanidade, Jesus Cristo (que é da genealogia de Davi).

5 – MENTE TRANSACIONADA.
Na época de Moisés, após serem libertos do Egito por YHWH com sua mão forte e seu braço de poder, Israel chegou a “estressar” YHWH, a ponto d´Éle querer destruí-los, mas graças a atitude de intercessão de Moisés, sua ira não se aplacou.
Talvez a maior dificuldade encontrada por Moisés na condução do Povo de Israel foi quebrar a mentalidade de escravo e transacioná-la para um uma mente vencedora.
Pense bem, não é isto que acontece conosco? Não poderíamos, à longa data, estar com células (ou grupos pequenos) por várias partes da nação?
Talvez devido a algumas mentalidades “tacanhas”, egocentricas, presas pelas correntes do “ai, coitadinho de mim!” ou “eu não sei falar!”, etc. Impedem o estabelecimento do Reino de D-us na Terra.
Pior é acreditar que diariamente a mesma pessoa esteja recitando como um papagaio “Venha o teu Reino” e não faz absolutamente nada, nem abrir a sua boca para dizer a alguém; “Jesus te ama”.

6 – MENTE VENCEDORA.
Amados, a verdade é que necessitamos nos apropriar da unção profética que YHWH nos concedeu, e, com determinação, perseverança, prosseguir para o alvo, para a soberana vocação de YHWH, sem esmorecer, sem desfalecer (Gl. 6:9).
Lembre-se que o lavrador trabalha a terra, sulca, aduba, lança a semente, umedece a terra e fica na espera. No tempo determinado (kairós) ele realiza a sua tão aguardada colheita. Da mesma forma Jesus Cristo quer que você seja igualmente determinado e paciente em obter as promessas que o Pai te declarou.

CONCLUSÃO.
Betelita, infelizmente muitos ainda tem a mente voltada para a “escravidão”, da mesma forma que os israelitas estavam no deserto, e diziam; “ah! Que bom quando nós éramos escravos no Egito”.
Elimine estes pensamentos que escravizam tua mente e declare em nome de Jesus Cristo que Ele te curou e a sua mente foi transacionada.
Proponha em seu coração viver uma vida acima da mediocridade (esquenta banco), pois YHWH te libertou e colocou-o debaixo de suas asas de águia e te fez voar.
Lembre-se que assim como; José, Moisés, Davi e tantos outros, YHWH te faz promessas, porém Ele quer moldar seu caráter, sua vida até que sejas reconhecido como verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
Portanto, se Ele fez promessas sobre a sua vida, então permita ser moldado e passe por todo o processo na “fornalha”, a fim de prepará-lo, mesmo que Ele tenha que abalar todas as suas velhas estruturas.
Até que... Penses como vencedor! Ajas como vencedor! Pois, Ele quer te ungir com um espírito excelente, com o óleo da alegria, tornar-te um vaso para sua honra e glória.
Concluindo, “porque a promessa não vem?” Porque você não esta pronto para receber as bênçãos, pois não crescestes na paciência e mansidão, com uma mente e valores transacionados, vivendo os princípios da sua Palavra.
Se você é Betel de YHWH, Capela Real e Sua Casa - permita que Ele te conduza no processo de libertação e aperfeiçoamento. Shalom !